A comunicação no ambiente corporativo é um dos fatores mais importantes dentro das empresas. Diariamente, na rotina gerencial e produtiva as organizações necessitam de uma comunicação cada vez mais eficaz.
Alguns profissionais podem acreditar que a comunicação interna envolve somente a troca de informações entre as pessoas no ambiente de trabalho, porém ela possui a função de tornar mais claro e inteligível todos os níveis de informações para evitar má interpretação.
Na prática esse nível de comunicação deve ajudar o receptor da mensagem a compreender o que é dito ou apresentado pelo emissor, como forma de tornar os modos de trabalho e de produção mais seguros e bem direcionados.
Quem está comunicando uma determinada mensagem precisa entregá-la da melhor forma com clareza e objetividade. Esse fator é fundamental para o sucesso profissional, do projeto e da empresa. Neste artigo apresentamos conceitos e abordagens que ajudam a compreender a importância desse tipo de comunicação.
Comunicação no ambiente corporativo
Esse tipo de comunicação se refere a todo tipo de apresentação, emissão e troca de mensagem no dia a dia produtivo em uma empresa entre os profissionais e colaboradores, podendo incluir a presença do cliente final.
O principal foco é tornar a comunicação eficaz no ambiente organizacional, ao ponto de ajudar a transformar o ritmo de trabalho e a atitude das pessoas.
O modo como a comunicação é utilizada ajuda a melhorar as ideias, a provocar mudanças de comportamentos e a gerar melhores resultados.

Ao abordarmos sobre a comunicação eficaz estamos nos referindo a um tipo de comunicação que busca efetividade e objetividade no processo de transmissão da mensagem.
Exige que o emissor apresente ou repasse a informação aos seus receptores de modo claro sem ruídos ou perda de informação.
O processo de comunicação
Ao compreendermos a importância da comunicação no ambiente corporativo, podemos compreender cada ponto que compõe da seguinte forma:
– Emissor
Esse indivíduo é responsável por transmitir a mensagem contendo todas as principais informações.
– Receptor
O receptor é o indivíduo ou grupo que recebe a mensagem a ser interpretada.
– Linguagem
A linguagem abrange todos os códigos linguísticos que serão usados no conteúdo da mensagem.
– Mensagem
A mensagem é formada por um conjunto de informações, dados e fatores a serem compartilhados e direcionados no ato da comunicação.
De forma elementar a comunicação é composta pelos quatro elementos apresentados acima.
A empresa precisa investir em comunicação
Empresas de diferentes segmentos e mercados precisam compreender o valor de uma comunicação eficiente no dia a dia laborativo. A comunicação quando bem empregada ajuda no direcionamento de projetos, processos e execução de atividades.

Em caso de mensagens ou informações de grande importância serem mal transmitidas, a empresa sofrerá com péssimas consequências, sendo a falha na comunicação a ser evitada sempre.
Conclusão
Portanto, quando falamos na comunicação no ambiente corporativo nos referimos às melhores práticas de desenvolvimento de linguagens, canais de comunicação, abordagens e compartilhamento de informação de forma profissional e objetiva.