Você sabe o que é vistoria cautelar? Quando a pessoa decide comprar um carro seminovo é necessário enfrentar os principais trâmites legais para verificar a procedência do veículo, a validação dos documentos do automóvel e verificar o real valor de mercado do veículo.
Estamos falando de procedimentos que são fundamentais para o processo de verificação, permitindo avaliar e analisar de modo cauteloso as características do veículo.

Neste artigo explicaremos sobre o conceito desse tipo de vistoria para garantir o melhor processo de aquisição do automóvel.
O que é vistoria cautelar?
Esse procedimento permite a constatação e confirmação da autenticidade de todos os dados e informações referentes do automóvel e do dono anterior do veículo que está sendo negociado.
O comprador que pretende comprar um seminovo ou usado precisa conhecer as condições verdadeiras do automóvel que pretende adquirir e ter a certeza que não está sendo enganado.
A cautelar difere da vistoria prévia, a prévia se refere à prática das seguradoras de ter um laudo técnico do veículo para apresentação posterior do seguro.
Como lidar com a burocracia?
Esse tipo de vistoria exige um certo tipo de burocracia e de processos de inspeção de cada mecanismo do processo de checagem a conferir a procedência, ano de fabricação, localização do veículo, verificar se o carro possui multas ativas em débito e outros fatores que ajudam o comprador a evitar dores de cabeça no futuro depois de comprar o veículo.
Imagine comprar um veículo usado ou seminovo e logo depois aparecer cobranças de multas antigas, ser alvo de apreensão por parte da justiça ou ainda estar sob o risco de conduzir um carro clonado?
É para evitar esses problemas que o comprador precisa investir tempo na vistoria cautelar e analisar as verdadeiras condições do carro antes de fechar negócio.

Benefícios
Ao realizar esse procedimento, tanto o vendedor quanto o comprador verificar se há pendências financeiras e jurídicas sobre o automóvel em questão, se o carro já foi roubado, clonado ou se está envolvido com diversos tipos de processos judiciais.
Outro benefício é a tranquilidade do comprador que poderá comprar um seminovo com mais certeza sobre as condições do carro, podendo ainda verificar as condições das peças e do motor no automóvel.
O que é analisado?
A vistoria cautelar sempre analisará a numeração de chassi, freios, situação do motor e das peças, as condições dos vidros, alinhamento, condições do câmbio, nível de amortecedores, a pintura do carro, o nível de desgaste dos pneus, e os lacres da placa.
Conclusão
Portanto, esse tipo de avaliação do automóvel é referente à vistoria cautelar, um procedimento que visa gerar informações sobre as condições do automóvel e manter uma relação segura entre o comprador e o vendedor do automóvel.
Visa evitar dores de cabeça no futuro evitando a aquisição de um veículo em condições comprometedoras para rodar no dia a dia e impossibilitando o pleno uso por parte do novo condutor.
Em caso de mais dúvidas sobre a vistoria cautelar, fale conosco, teremos a maior satisfação em ajudá-lo(a)!