O seguro de vida cobre incapacidade temporária em determinados casos incluídos na apólice do segurado. Situações de doenças ou acidentes inesperados podem acontecer expondo a saúde e as condições financeiras de uma família do indivíduo.
Mesmo podendo contar com a Previdência Social, é indicado ao indivíduo contar com um seguro adicional incluído no seguro de vida para manter mais segurança e apoio nessas situações.

Neste artigo falaremos mais sobre esse tipo de seguro e como ele pode ajudar no caso de uma incapacidade.
O seguro de vida cobre incapacidade temporária
Esse tipo de incapacidade é previsto na lista de atendimentos da Previdência Social, também previsto na Constituição Federal, sendo antes da Reforma da Previdência chamada de auxílio-doença.
Em relação ao INSS, o cidadão pode ter acesso a esse tipo de benefício ao ficar impossibilitado de exercer suas atividades no trabalho por mais de 15 (quinze) dias.
Porém, além de obter esse benefício como contribuinte do INSS, o indivíduo pode contratar seguro de vida ou seguros específicos para situações de incapacidade, acidentes, risco de vida e seguro pós-morte.
Em todos esses seguros ele poderá incluir cobertura para situações de incapacidade laboral.
Situações a serem consideradas
Seja para o INSS ou para a seguradora existem situações que precisam ser comprovadas para a obtenção desse tipo de benefício e cobertura.
Tanto para a Previdência quanto para a seguradora a cobertura para incapacidade considera a alienação mental, cardiopatia grave, portadores de necessidade especial, contaminação por radiação ou substâncias químicas, tuberculose em tratamento, hanseníase, esclerose múltipla, hepatopatia, neoplasia, doença de Parkinson e entre outras doenças ou quadros que impeçam a execução do trabalho profissional.
Obtenção da cobertura
Quando essas situações são confirmadas através de atestado ou relatório médico, o segurado poderá sacar e receber os valores devidos de indenização ou mensalidade para manter seus gastos com problemas de saúde e demais questões.
Casos mais graves
Existem casos mais graves que podem ser cobertos também por diferentes perfis de seguro acidente ou seguro de vida. Descrevemos a seguir.
– Auxílio acidente
Esse tipo de auxílio é concedido quando a situação reduz a capacidade do trabalhador comprometendo o desempenho da atividade.
– Invalidez
Quando o indivíduo consegue a aposentadoria por invalidez e, ao mesmo tempo, possui um seguro privado com o mesmo perfil, dependendo da apólice ele poderá sacar indenizações ou receber uma aposentadoria privada.
A importância do seguro
Mesmo podendo contar com a Previdência Social, o seguro de vida cobre incapacidade temporária sendo um importante recurso para a garantia da segurança para o segurado bem como de seus dependentes.
Na prática, o segurado não contrata um seguro pensando em acioná-lo sem a necessidade, mas somente em casos de extrema necessidade e urgentes.
Conclusão
Atualmente, há uma grande diversidade de tipos de coberturas de seguro de vida, podendo o segurado escolher a cobertura mais necessária.
Portanto, o seguro de vida cobre a incapacidade temporária tem sido cada vez mais procurado nas corretoras e nas redes bancárias que oferecem esse tipo de seguro.
Em caso de dúvidas sobre este e demais seguros, fale conosco, teremos a maior satisfação em ajudá-lo(a)!